Deixe fluir: sobre o poder positivo das mudanças

 

Vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido. O que está em alta hoje, amanhã todo mundo já esqueceu. Os bens materiais, os momentos e os relacionamentos estão sendo substituídos em uma velocidade muito grande. No entanto, isso me faz pensar por qual motivo as pessoas têm tanto medo das mudanças, sendo que vivem em uma constante evolução? Tudo tende a caminhar para frente e a seguir a estrada do crescimento. É assim desde que éramos apenas um espermatozóide.

Entretanto, por que as mudanças assustam tanto? O mistério e a incógnita que o novo causa dentro de nós provoca insegurança e medo. A rotina e o hábito acomodam. E isso vale tanto para coisas boas como ruins. O ser humano é adaptável e se acostuma às situações. Por isso é tão difícil se deixar permitir viver um novo emprego, uma nova cidade, um novo país, um novo amor… A dúvida de como será o depois impede que muitas pessoas conheçam algo melhor.

Você já parou para pensar que essa situação que hoje você acha “boa”, talvez nem seja tão boa assim? A comodidade nos faz aceitar, muitas vezes, menos do que merecemos. Será que vale a pena viver uma vida mediana apenas por que esta está “bem assim”? É aquele velho ditado: “Melhor não mexer no que está quieto”. Será? O mundo é gigante e possui milhares de oportunidades, de pessoas, empregos e amores a serem descobertos. Basta arriscar e deixar fluir.

Tem uma prima minha que sempre me diz: “O não você já tem”. E é isso! A possibilidade de não dar certo qualquer que seja a sua escolha, você já tem. Porém, e se der certo? Já imaginou que incrível? Agora, se não for da maneira que você esperava e for necessário recomeçar ou retornar ao ponto de partida, ok também. Na vida tudo é aprendizado. E mesmo essa tentativa, talvez frustrada, irá te trazer maturidade e mais experiência para tentar de novo. E de novo. E quantas vezes forem necessárias.

Mudar, evoluir, crescer, tudo isso faz parte do ser humano. A vida não pertence ao estático, ela pertence ao que flui. Mantenha-se aventureiro, curioso e sempre disposto a aprender. A evolução pessoal deve ser gradativa e constante. Não estacione! Seja como um rio e deixe que as mudanças aconteçam naturalmente. Sem receio. Permita-se ter uma mente aberta e pronta a receber o novo. Viaje sozinho. Conheça pessoas diferentes de você. Visite lugares inusitados e com uma cultura alheia a que você está habituado.

Se surgir uma nova oportunidade em alguma situação da sua vida e você sentir aquela coceirinha para aceitar, não hesite. Arrisque! Não deixe seus sonhos guardados em uma gaveta no seu coração e na sua mente. Permita-se tentar, errar, viver e vencer! Abra-se para novas ideias, novos momentos, novos costumes. Sinta-se livre para ser o que quiser e ir para onde desejar. O medo é inimigo da evolução! Não passe a vida toda admirando quem tem coragem. Voe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *