A incrível experiência de hospedar-se em um hostel

Quando você planeja uma viagem, quais são os pontos que leva em consideração ao escolher o lugar onde se hospedar? Limpeza? Conforto? Localização? E que tal somar tudo isso a pontos importantes como socialização, custo-benefício e novas experiências? São esses itens que estão tornando os hostels um dos principais meios de hospedagem do mundo.

Enquanto os hotéis e as pousadas ainda insistem em cobrar preços exorbitantes – principalmente na alta temporada -, os hostels apostam em uma atmosfera criativa, interação social e atendimento personalizado. Através deste tipo de hospedagem é possível conhecer pessoas de diferentes nacionalidades. Morar alguns dias – ou até meses – em uma mesma casa com diversas pessoas é extremamente enriquecedor quanto a novas culturas e costumes.

Esqueça aquela formalidade e impessoalidade dos hotéis, hospedar-se em um hostel é sentir-se em casa. O clima é acolhedor e os funcionários acabam se tornando amigos dos hóspedes, pois todos possuem a mesma paixão: viajar e conhecer pessoas e lugares. O fato de as pessoas dividirem o mesmo ambiente, faz com que aprendam mais sobre coletividade e empatia, afinal, suas atitudes refletem no bem-estar do próximo. Individualidade não existe!

Já imaginou sentar-se para jantar em uma mesa com pessoas do Japão, das Filipinas, da Suécia, da Itália, da França, da Alemanha e da América do Sul? É essa interação e troca de experiências e de saberes que os hostels propõem. A maioria dos albergues oferecem festas e happy hours para aumentar ainda mais essa conexão entre os hóspedes. Fato que dá muito resultado, visto que a maioria acaba mantendo contato mesmo após a viagem. Que tal fazer amigos de todos os cantos do mundo?

Os proprietários de hostels são pessoas com muito conhecimento local. Para quem deseja conhecer mais a fundo a região, bater um papo entre uma cerveja e outra é uma ótima pedida, já que conversa e troca de informação são o que eles mais gostam. Funcionários e colaboradores procuram oferecer o melhor para os hóspedes e não o mais caro, como acontece em redes de hotelaria. O que mais importa é a satisfação do viajante. Quer condições melhores do que essa para descobrir dicas de passeios e restaurantes que cabem no seu bolso?

Sem dúvida, o preço justo é um dos principais pontos ao hospedar-se em um hostel. O custo-benefício de todos os serviços oferecidos é inigualável. E para quem não abre mão da privacidade, a maioria dos hostels oferecem quartos privativos, além dos compartilhados. Você continua com os benefícios da socialização, mas com um quarto só para você.

E, por fim, escolha um hostel que tenha a sua cara. Para quem curte uma pegada mais night, existem os hostels mais agitados. E para quem prefere tranquilidade e um ambiente mais zen, é possível hospedar-se em outros que prezam pelo silêncio e sossego. Basta navegar por sites, como: AirBnb, Hostelworld, Booking, etc. e pesquisar a fundo as opções. Lembrando que quesitos como: limpeza e segurança devem ser garantidos por todos os albergues.

O que você encontra em um hostel:

– Preço justo;

– Cozinha compartilhada. Você cozinha ao lado de pessoas do mundo todo e aprende a aprimorar aquela receita gringa;

– Quartos compartilhados e privativos;

– Wi-fi;

– Conforto;

– Segurança;

– Diversão ou tranquilidade, dependendo da sua escolha;

– Cultura, conhecimento, socialização e novas experiências;

– Dicas e informações sobre a região;

– Passeios;

– Amigos.

E, aí, qual a próxima parada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *